Orientando o Paciente

 

Flúor

De que maneira o flúor fortalece os dentes ?
Ele deve estar presente na saliva, e consequentemente banhando os dentes, interferindo nos microorganismos produtores de cárie e alterando os cristais de esmalte, Tornando-os mais resistentes ao ataque da cárie.

A Aplicação tópica periódica de flúor em crianças funciona ? e nos adultos ?
A aplicação periódica de flúor em crianças funciona, reduzindo o risco de cárie. A frequência maior, em geral , é mais benéfica. Já a aplicação tópica em adultos reduz a incidência de cárie, embora com resultados mais modestos do que em crianças . Deve-se lembrar que a interrupção do uso do flúor pode aumentar ligeiramente o aparecimento de novas cáries.

Qual a importância da escovação dos dentes para a saúde bucal ?

Para a prevenção da cárie e da doença periodontal, é necessário que se faça uma completa remoção da placa bacteriana, a principal causadora dessas doenças, através de ume escovação correta. A escova dura parece que limpar melhor os dentes .

Seu uso pode prejudicá-los ?
A escova ideal para dentes naturais deve ser a macia ou extramacia porque, para uma boa escovação dental, é necessário escovar as gengivas, e escovas duras, além de machucarem a gengiva, podem desgastar os dentes, provocando sensibilidade, e provocar a retração gengival, que pode afetar a estética do sorriso e também provocar dor.

Que marca de escova devo comprar ? De quanto em quanto tempo devo trocá-la ?
Deve-se comprar uma escova que atenda ás seguinte especificações : cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas e tufos concentrados. Pode-se escolher e usar praticamente todas as marcas comerciais que tem boa qualidade.

Uma escova com cerdas extramacias ou macias costumam durar no máximo trinta dias . Após esse período , as cerdas começam a abrir e perder sua efetividade. Quanto tempo deve durar cada escovação ?
É necessário que não haja pressa; devemos caprichar na escovação realizada a noite, após o jantar, ou antes de dormir, limpando todos os dentes: primeiro com o fio dental e, em seguida , com a escova. Esse processo deve demorar cerca de 10 minutos.

O que é bruxismo ? De que forma ele prejudica a beleza dos dentes?

Bruxismo ou ranger de dentes é um problema de oclusão, geralmente causado por estresse. Ás vezes, está associado à má disposição dos dentes. É mais comum que ocorra quando se dorme, mas pode ocorrer durante o dia. Pode afetar gravemente a estética do sorriso, porque provoca desgaste e erosão dos dentes e, as vezes , manchas marrons, envelhecendo um sorriso normal. Com a oclusão alterada, os músculos faciais que controlam os movimentos mandibulares entram em desequilíbrio e provocam a disfunção nas articulações temporo- mandibulares ( ATM ), causando dores de cabeça, cansaço nos músculos da face, dor de ouvido e de coluna. O uso de uma placa sobre os dentes na hora de dormir pode evitar os futuros desgastes e aparência envelhecida dos dentes e da face, assim como alívio de dores na região temporamandibular, cabeça, ouvido, pescoço.